NOTÍCIAS
Actualidades do IPP
31 Março 2017 | Vista 3933 vezes |

ESCOLA SECUNDÁRIA PEDRO VERONA PIRES TERÁ NÚCLEO DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO


Em Julho de 2015, a Escola Secundária de Ponta Verde, na ilha do Fogo, foi baptizada com o nome do patrono do IPP. O Instituto Pedro Pires abraçou esta homenagem, como sendo uma oportunidade para promover valores comuns, como a ética, o mérito, a excelência e o compromisso de servir a comunidade que o viu nascer.

O IPP acredita que as Escolas são agentes de transformação das colectividades em que estão inseridas e devem, por isso, contribuir para o desenvolvimento das mesmas, dando a conhecer à comunidade as suas potencialidades humanas e naturais e criando oportunidades de crescimento. É nesta perspectiva - de se ter uma escola que sirva de factor de inclusão e de desenvolvimento da comunidade - que o IPP e o seu patrono idealizaram a criação do núcleo de Ciência e Inovação da Escola Secundária Pedro Verona Pires.

Este projecto propõe, por exemplo, a utilização de robots como incentivo à aprendizagem da Programação Informática, da Matemática, da Física, da Geologia, entre outras ciências exactas. Por outro lado, propõe o uso de metodologias interactivas para o ensino da argumentação baseada em evidências (“evidence-based argumentation”) e de técnicas de debate, a fim de se desenvolver o raciocínio lógico e metódico. O que se pretende é - através de actividades extra-curriculares - introduzir novos domínios de conhecimento, importantes para o desenvolvimento individual e colectivo, complementando o curriculum já existente no sistema de ensino.

Para a materialização deste projecto, o IPP conta a partir de agora com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos, que tem sido um importante parceiro e amigo. O protocolo de cooperação foi assinado ontem, 30 de Março, na Praia, pela Directora Executiva do IPP, Indira Pires.

Menu Top